Fios cicatrizados

Fios cicatrizados

Existe uma polêmica em torno do tema Fio Fio cicatrizado, poucos artistas conseguem entregar um trabalho fiel no pós  cicatrizado, e as discussões se estendem por vários caminhos, uns dizem que é pura habilidade envolvida, outros propõem produtos milagrosos de alta fixação, e por aí vai toda essa questão que, na minha opinião, deve ser olhada em outros aspectos.

Começando pelo aspecto da disposição em que esse fios são desenhados (pigmentados), existe uma dinâmica que gira em torno da percepção de imagens e que é muito interessante de se observar, porque dependendo da distancias e posição dos fios (imagens) o observador pode enxergar aspectos que não foram desenhos. Como é o caso de se desenhar fios muito próximos, a imagem que fica é distorcida, parecendo uma mancha e sem nitidez dos fios em si.

A psicologia da forma explica esta e outras questões sobre a ilusão de ótica e a percepção da imagem obtida. A teoria da Gestalt é uma das correntes de pensamento mais conhecidas para estudar a percepção. Além disso, ela traz uma filosofia e leis gerais que são aplicados em diversos campos da psicologia humana.

E em se tratando da disposição dos fios, acredito que seja interessante conhecer e fazer associações com esta área da psicologia , isso traz entendimento  e solução  para desenhar fios que sejam reconhecidos fielmente como foram desenhados, apenas profissionais da micropigmentação podem  reconhecer a frustração que é quando o fio a fio que foi feito na primeira sessão aparece totalmente sem nitidez, isso causa muitas dúvidas  sobre a técnica de fios e creio que realmente o assunto deva se estender para aspectos ligados a ilusão de ótica e como o cérebro reconhece as imagens, jogo de luz e sombra, e o resultado de tudo que vemos  aos olhos de cada um, afinal o que vemos é diferente do que enxergamos, observe algumas leis de Gestalt, isso é muito útil na profissão micropigmentação.

Fonte: https://www.todoestudo.com.br/filosofia/gestalt

“A Gestalt ou Teoria da Forma é uma corrente de pensamento que propõe que a simples união das partes não explica o todo. Conforme um de seus principais autores, Max Wertheimer, a percepção humana é estruturada e organizada e, por isso, não deve ser reduzida a elementos menores.

Assim, “Gestalt” é uma palavra alemã que não possui uma tradução direta na língua portuguesa. Entretanto, é possível extrair alguns significados aproximados, como: forma, padrão, configuração ou totalidade.

Para que serve a Gestalt

Uma das áreas atuais em que a Gestalt tem tido grande sucesso de aplicação é a do Design. Afinal, se o objetivo dessa especialidade é em construir uma forma, a teoria gestaltista ajuda a entender como ela será recebida pelo público. 

Logo, seja para campanhas publicitárias, divulgação ou ilustração, o Design pode se basear nessas ideias para construir imagens que atingirão melhor o seu objetivo. Além disso, a Gestalt é utilizada também em outros campos, como a da psicologia clínica

A corrente teórica gestaltista formulou pelo menos 6 leis ou princípios básicos que explicam como a percepção humana funciona e se organiza. A partir delas, diversos estudos psicológicos já foram realizados.“

Vou distribuir entre as próximas matérias as relações das leis da Gestalt com a Micropigmentação. No tema de hoje (Fio a Fio) a lei da proximidade é uma lei da Gestalt que mostra como fios desenhados muito próximos tendem a ser visto como uma imagem só. Quantas vezes a cliente alegou não estar enxergando os fios¿ Quantas vezes o operador teve que ampliar a foto para reconhecer os fios¿

A lei da Proximidade mostra o que as vezes fica sem resposta.

Lei da proximidade: (Fonte: https://www.todoestudo.com.br/filosofia/gestalt)

Leis da Gestalt

A corrente teórica gestaltista formulou pelo menos 6 leis ou princípios básicos que explicam como a percepção humana funciona e se organiza. A partir delas, diversos estudos psicológicos já foram realizados. Confira:

Image

Na imagem acima, você vê 12 círculos ou 4 círculos, 6 círculos e 2 círculos? Provavelmente, a resposta será a segunda opção. Assim, essa lei prevê que tendemos a agrupar os objetos próximos em nossa percepção.

Conclusão

Com isso, fica bem claro não o Por Que?   mas sim, Para que ? desenhar fios mais espaçados e realizar ramificações dentro de cada fio ao invés de acrescentar mais fios.

Outro aspecto que deve ser lembrado também é que, como visto na matéria anterior, existem pigmentos com  características complexas que acabam acinzentando de forma impregnada a médio e longo prazo, como também, esses que prometem altíssima fixação mas que: resultam em fios expandidos e de difícil remoção, enfim, a escolha do pigmento a ser usado é um passo que pode ajudar muito, conhecer a formulação é muito importante e apostar em formulações simples, que resultam em uma degradação tranquila, e de preferência bases Inorgânicas.

 e pelo que está sendo visto na lei da proximidade, é necessário uma garantia na limpeza e nitidez de cada tração para que o olho humano posso enxergar fielmente cada traçado e imagem.

Sem contar que logicamente o grau de lesão, na verdade o tipo de lesão, como esse profissional manipula as suas investidas, isso com certeza conta muito no resultado, e esse assunto prefiro tratar em uma matéria separadamente, porque amplia para outros fatores, mas que no momento eu estou querendo mostrar algo mais ligado a psicologia da forma.

 Seguramente, um resultado cicatrizado mas: com aspecto de fios cinzudos e expandidos, não é nada promissor, não agrada aos olhos e é por isso que muitos preferem a técnica de esfumado. Acredito que a técnica de fios esteja passando por uma reformulação, a tendência do momento são fios bem espaçados e longos, com curvaturas e rotações 3d da imagem, todo um jogo de ilusão de ótica com tanta ciência envolvida nos resultados perfeitos.

Entender a psicologia da forma é um movimento que recheia a profissão micropigmentação e que traz conforto para o treino e também  na decisão de usar novas técnicas, principalmente esse fios desconectados da nova tendência, parecem ser bem artísticos mas na verdade as regras de percepção optica são aplicadas no desenvolvimento dessa arte maravilhosa que é o fio a fio realista.


Imprimir