Micropigmentação, um negócio  de alto valor agregado! Como vender?

Micropigmentação, um negócio de alto valor agregado! Como vender?

Por Marcia Martins.
A arte de influenciar e vender o seu procedimento.
- 4% dos clientes insatisfeitos reclamam do seu atendimento
- clientes insatisfeitos podem contagiar um número incalculável de outros clientes.
 
 
Afinal, o que é a Venda de Alta Valor Agregado:
Um mega profissional está sempre muito bem preparado para justificar, de forma convincente, que o seu procedimento é a melhor opção para a cliente!
Um dos segredos para se conseguir vender um procedimento ou curso que tenha um alto preço é planejar cada etapa da negociação, de forma a criar VALOR para o cliente.
É preciso mostrar que sua opção pode ser a mais cara, porém seu “CUSTO/BENEFÍCIO” é o melhor e se o seu trabalho realmente tiver uma qualidade superior à de seus concorrentes, já temos meio caminho andado.
No entanto, não basta simplesmente dizer que sua qualidade é melhor e sim mostrar de forma clara os BENEFÍCIOS que o seu cliente terá em comprar o seu produto ou serviço.
O maior indicativo de que a empresa vai bem é o úmero de vendas, esse desafio amplia o crescimento de qualquer organização. É crescente o número de profissionais que estão repletos de postagens que fazem muito movimento gerando pouco resultado, com dificuldades de fazer fechamentos, de se comunicar com clareza e de estabelecer relacionamentos duradouros com seus clientes.
 
Você pode ter “ Pedras preciosas”, mas para isso precisa saber vendê-las!
Não vender acaba com os recursos das empresas e também dos próprios profissionais que necessitam vender seus procedimentos e cursos, gerando uma enorme perda de tempo, dinheiro e energia, emaranhando processo de   crescimento.
 
 
– apresentação e abordagem na anamnese
A etapa de abordagem da anamnese consiste em abordar o cliente\lead e apresentar o seu trabalho de antes e depois, por exemplo. Existem diversas maneiras de fazer isso, e a ideal depende do tipo de técnica que você vende e da forma como você alcança esses clientes.
 
Podemos chamar de “ prospecção ativa”, após encontrar os leads (clientes futuros), o próximo passo costuma ser a realização de um contato, ou seja, uma aproximação para essas pessoas que nunca foram contatados anteriormente e, muitas vezes, sequer ouviram falar do seu trabalho. Com isso, a apresentação é muito importante para atrair sua cliente até o consultório estético.
 
Processo de Venda: Mente aberta e melhores dinâmicas !
Com o advento da internet muita coisa mudou no mundo!
A forma como as clientes buscam informações mudou bastante e no mundo dos negócios é preciso mudar ou adequar os novos hábitos.
Antes da internet, obrigatoriamente para obter informações precisávamos entrar em contato com as empresas, com o departamento de vendas. Já nos dias de hoje, o poder está totalmente nas mãos do consumidor.
Para isso, existe um processo de vendas que foi criado pela Fundação Napoleon Hill- Master Mind, e que realmente agrega valor na sua venda de procedimentos.
 
Processo de Venda
O processo de venda não é uma ciência exata, mas seguir um método bem estruturado certamente vai te ajudar a agregar valor e melhorar os resultados nas vendas. Conheça um bom processo de venda:
Vender é uma arte que necessita de uma boa estratégia, ainda mais quando o valor dessa venda é alto, os passos abaixo irão ajudar nesse processo para se ouvir o “SIM” do cliente.
1-Sintonia
As pessoas compram de quem elas gostam. Por isso independente do contato ser presencial ou digital, sem dúvidas o primeiro passo é ser agradável e construir uma sintonia.
Essa sintonia é construída de acordo com uma breve conversa com seu cliente, fazendo perguntas de seu interesse.
 
Para tanto, são usados os captadores de atenção.
2- Captadores de atenção:
- Elogios (tem que ser de verdade)
- Perguntas
- Referências
Criar a sintonia é o primeiro passo do processo de venda quando pensamos no trajeto de compra do consumidor. Para captar manter a atenção do cliente, comece sempre falando algo que interessa a ele, conte uma historia, faça um elogio, só não vale lembrar e citar tragédias por exemplo, porque o momento deve transpor alegria .
 
3- Declaração de Credibilidade
A segunda etapa chamamos de declaração de credibilidade. Uma breve apresentação da sua história e empresa, destacando os pontos positivos em geral e também os resultados dos trabalhos realizados em seus clientes, assim como, depoimentos e resultados satisfatórios a longo prazo, faça isso de forma dramatizada transmitindo credibilidade. Investigue as necessidades do seu cliente, suas dores, mas procure ser breve para não sair do foco da venda. Por isso a terceira etapa é uma das mais importantes: o levantamento de necessidades.
 
Após a declaração de credibilidade você pode usar uma ponte (ponte para a solução), uma frase de transição. Exemplo:  “Antes de falar um pouco mais sobre a técnica de Fio A Fio, como podemos ajudá-lo (a), o ideal é fazer algumas perguntas para o cliente entender um pouco mais sobre sua técnica e seus objetivos ?”.
 
4- Levantamento de Necessidades
Nessa etapa do processo de venda vamos reunir informações fazendo perguntas para entender um pouco mais a realidade da micropigmentação. Um erro muito comum na hora de vender procedimento é querer vender sem ouvir o cliente e apresentar uma técnica sem identificar o foco desse cliente. Uma conversa com boas perguntas para identificar seus gostos e necessidades são etapas fundamentais para o sucesso da venda.
Ficha de anamnese: Diagnóstico
Imagine comigo, você está com falhas na sobrancelha e vai a uma micropigmentador(a). Ao entrar e se deparar com o profissional ele apenas te olha e fala sobre alguns problemas do design em geral e, ao final, realiza o procedimento sem ao menos realizar uma anamnese ou análise mais profunda  e sem sequer ouvir uma palavra sua. Você confiaria nesse profissional?
 
Contudo, assim também funciona com as vendas. Para agregar valor e para realmente resolver o problema do cliente precisamos de fato fazer um diagnóstico, uma anamnese bem aprofundada com perguntas e desenhos para o cliente escolher e, principalmente ouvi-lo.
Um modelo de questionamento interessante deve ser bem dirigido ao contexto do tratamento:
- Como estão as condições de pele?
- Qual o efeito desejado?
- O que impede de tomar a decisão de fazer? (Descobrir Barreiras)
- Porque é importante para você chegar nesse resultado? (Descobrir o MEC- motivo emocional da compra
Nós fazemos as perguntas e ouvimos atenciosamente para descobrir o objetivo desse cliente, e outras considerações. Ao reunir essas informações o cliente nos ajuda a propor soluções únicas.
 
5- Motivo Emocional da Compra
Um grande diferencial dos profissionais que sabem vender seus trabalhos de alta performance está na habilidade em descobrir o MEC (Motivo Emocional da Compra), pois as compras são movidas mais por fatores emocionais do que lógicos. Por isso é muito importante descobrir porque o cliente quer chegar na situação desejada. Uma pergunta que sempre utilizo é: “Por que esse procedimento é importante para você ?”. Com essa pergunta descobrimos na maioria das vezes o MEC (motivo emocional da compra)
 
6- Solução
Enfim chega a hora de apresentar a proposta de transformação no processo da micro. Nesse momento precisamos ser únicos com uma abordagem interessante para nos diferenciarmos do mercado competitivo; apresentar de uma forma que crie credibilidade e faça-os querer comprar. O que apresentamos e como apresentamos é essencial no processo de compra e venda.
Novo Consumidor e Novo Marketing
Em uma pesquisa foi descoberto que 63% da decisão de compra já está tomada antes mesmo do potencial cliente entrar contato com a empresa. Isso mostra a importância da sua empresa ser encontrada na internet, e é importante que essa expressão digital tenha em destaque características e diferenciais da sua técnica, além de conteúdos que atraiam futuros clientes (prospects), respondendo suas dificuldades e anseios. Acredite: esta é chave da oportunidade.
 
Esse novo formato de publicidade é chamado de inbound marketing. Nós estudamos a fundo as personas, seus hábitos e todas suas características e geramos valor. Como? Com conteúdo interessante, no momento correto, pelos canais adequados. A partir daí iniciamos um relacionamento. Se o cliente  não estiver pronto para comprar ele pode ainda dar início a uma jornada de compra. Ou seja, descobrindo a necessidade e buscando informações sobre o assunto.
 
Alguns dos clientes em potencial ainda não têm a certeza de que o você vende é o melhor para eles. Eles sabem o nome da técnica, sabem os resultados, mas decidir e comprar é outra história. Para tanto, é preciso gerar credibilidade e confiança. Muitas vezes o cliente está próximo a decidir fazer mas deseja e precisa saber que você não apenas realiza os procedimentos de que precisa, mas também que pode confiar no seu conhecimento sobre colorimetria e pele, por exemplo, e também sobre o que sua técnica ou serviço pode fazer.
 
 
Esteja aberto e ligado às tendências.
Nós sabemos que o avanço da tecnologia afetou todas as empresas de uma forma geral. Segundo a pesquisa “Be the New Digital Enterprise” feita pela Accenture, empresas que adotaram a transformação digital são 26% mais lucrativas do que aquelas que não o fizeram, sendo esse um fator decisivo de eficiência e lucro nas organizações que estão se reinventando.
 
Manter a mente aberta e o objetivo principal bem definido faz parte de um caminho que todo profissional de sucesso deve entender e percorrer.
A criatividade do micropigmentadores tem ajudado bastante no sentido de elaborar sua própria propaganda e fazer com que seus clientes encontrem valor agregado a sua técnica.

"Não podemos conduzir uma negociação enquanto não construímos sintonia. Lembre-se que as pessoas estão a maior parte do tempo pensando nelas mesmas e seus problemas, e enquanto elas não pensarem que você tem solução para seus próprios problemas, elas não se deixaram conduzir. É como uma dança, seu cliente precisa confiar em você" citado por Enoir Santos, Fundação Napoleon Hill
 
Conclusão
Espero que essas informações tenham ajudado a despertar a consciência para obter êxito nas vendas e também para essa nova realidade do mundo digital. A micropigmentação pode ajudar pessoas a levantarem   a autoestima e também no tratamento da paramédico, resolver problemas congênitos. A internet é um portal, você coloca seu trabalho na maior rede de computadores do mundo e isso deve ser feito com o máximo de estratégia e profissionalismo para que sua autoridade seja elevada e o procedimento tenha um alto valor no mercado de trabalho.

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